06 passos para 2018 ser o melhor ano do seu negócio

Tempo de leitura: 3 minutos

2018 pode ser o melhor ano para sua empresa!

Estamos no começo de 2018, e a ansiedade por um ano melhor toma conta de nossos dias. Por esse motivo, no artigo de hoje vamos dar 06 passos para 2018 ser o melhor ano do seu negócio!

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É claro que para 2018 se tornar o melhor ano do seu negócio, e também da sua vida, é necessário bem mais que 06 passos. Mas sabemos que se você seguir esses passos, sem dúvidas você estará mais perto de alcançar seus objetivos em 2018.

Vamos lá 🙂

1 – Fazer uma retrospectiva de 2017

Uma retrospectiva serve para entendermos melhor o ano que se passou, e separarmos os pontos positivos e negativos, para assim sabermos usa-los a nosso favor em 2018.

Faça algumas perguntas para si mesmo do que poderia ser feito nesse ano, para mudar resultados negativos obtidos em 2017. Perguntas como:

  • Os resultados que alcancei foram satisfatórios para minha empresa?
  • Os relacionamentos que obtive com meus clientes e fornecedores foi bom, ou precisa melhorar?
  • Como meus colaboradores se comportaram no ano passado?
  • Algum objetivo que estipulei para 2017 foi alcançado?

Respondendo essas perguntas e colocando-as em um papel, você saberá iniciar o planejamento para 2018 com os pontos negativos eliminados, e mais força para iniciar 2018.

2 – Encontre os pontos Positivos e Negativos

Continuando com um auto-conhecimento do seu negócio, agora é hora de colocar no papel os principais pontos que devem ser levados em consideração dentro da sua empresa.

Você já ouviu falar em Análise SWOT? Realizar uma análise SWOT significa separar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

COPIE O QUADRO ABAIXO, E PREENCHA-O.

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3 – Faça um Benchmarking e aprenda com seus concorrentes

Você já ouviu falar em Benchmarking?

Muito utilizado em planejamentos de marketing, o benchmarking é o estudo de seus concorrentes.

Analisar as atitudes tomadas por seus concorrentes em 2017, e que ainda estão dando certo em 2018 é uma ótima alternativa. Fazendo isso, você terá uma visão mais MACRO de tudo que envolve o seu mercado de atuação.

4 – Elabore um orçamento disponível para ações publicitárias, investimento em equipamentos, mão de obra, etc.

Bem, chegou a hora de você ter em mãos o fluxo de caixa de 2017, e analisar os recursos que você tem disponível para iniciar o ano com o pé direito. Além disso, olhe o histórico de faturamento e gastos que você teve em Janeiro de 2017. Pois muitos empresários passam “apurado” no começo do ano, por falta de planejamento.

Como está as despesas com sua equipe?

Se a sua resposta for sim, parabéns. Você está iniciando 2018 com uma equipe motivada a trazer resultados para sua empresa, agora se sua resposta for não, cuidado. Pois uma equipe desmotivada pode levar o seu negócio a um ponto negativo.

5 – Defina as metas para 2018

Agora chegou a hora de começar a pensar no futuro!

Se você possui sócios, tente sentar com eles durante o mês de janeiro 1x na semana para colocar no papel todas as metas que a sua empresa terá para 2018.

Se você for sozinho e tiver um negócio individual, é hora de saltar de vez para o passo número 06.

6 – Coloque sua equipe por dentro das metas para 2018

Isso mesmo, se você não possui sócios é hora de sentar de frente para sua equipe de colaboradores e planejar 2018. Mas antes disso, lembre-se de estudar, e seguir todos os 5 passos anteriores com calma. Pois você precisa mostrar para sua equipe que está mesmo sabendo “o que quer” para esse ano que está começando.

Ouça a todos, tire as melhores idéias vindas de seus colaboradores, e faça anotações de tudo que será dito nessa reunião para a definição das metas. Pois isso pode ter muito valor no decorrer do ano 😉 .

Estamos chegando ao fim de mais um artigo aqui no Blog da Publisoft, se você gostou, e quer que mais empresários fiquem sabendo desses passos. Compartilhe em suas redes sociais!

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